sábado, 25 de julho de 2009
Principais Pontos Turísticos e HISTÓRIA DA CIDADE de Juazeiro Bahia
HISTÓRIA DA CIDADE
Do antigo porto de passagem de tropeiros e comerciantes que se embrenharam pelo sertão, ficaram, para o registro histórico, os frondosos pés de juazeiro - nome que deu origem ao município - e alguns monumentos da arquitetura civil do século passado. Um próspero comércio se desenvolveu às margens do Rio São Francisco, no principal ponto de divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco.
Juazeiro transformou-se em um moderno pólo agro-industrial, com intensa atividade de exportação. A cidade modernizou-se com a urbanização da orla fluvial e com o novo visual dos arcos da ponte Eurico Gaspar Dutra, agora ocupados por pequenos bares e restaurantes.
Significado do Nome
Devido aos Juazeiros, ávores presentes na região, desde a época da fundação.
Aniversário da Cidade
15 de Julho
CARACTERÍSTICAS
Município porto fluvial, situado à margem direita do Rio São Francisco, na divisa com o Estado de Pernanbuco, Juazeiro é um moderno pólo agro-industrial. É considerada a Terra das Carrancas, cara de meio-homem e meio-dragão, usadas pelos barcos que subiam e desciam o São Francisco para afastar os maus espíritos, sombras, olhos dÁgua e o diabo.
Clima
Semi-Árido
Temperatura Média
24,2 ºC
COMO CHEGAR
Sair de Salvador, pela BR-324, até Feira de Santana. A partir daí, deve-se seguir para Capim Grosso, por cerca de 20 Km, onde encontra-se o entroncamento com a BR-116, que dá acesso a Juazeiro.
Localização
Município da Região do Vale do São Francisco no Estado da Bahia
Limites
Curaçá, Sobradinho, Campo, Formoso, Jaguarari, Petrolina (PE) e Lagoa Grande (PE)
Acesso Rodoviário
BR-116
Distâncias
Está a 500 Km de Salvador
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Ilha do Rodeadouro
A 12 Km de distância do Centro de Juazeiro, é uma das mais freqüentadas da região, com praias de areias alvas e excelentes para banho. Com uma razoável infra-estrutura a ilha possui barracas onde os visitantes podem degustar os mais variados pratos da região. Há também espaço para camping, onde as pessoas podem passar os finais de semana usufruindo as belezas naturais do local.A travessia pode ser feita através de barcos localizados às margens do Rio São Francisco no povoado do Rodeadouro ou nas Barcas de passeio que saem todos os finais de semana do cais de Juazeiro até a ilha. Durante o percurso as pessoas curtem música ao vivo enquanto contemplam as paisagens naturais do Velho Chico.
Ilha do Fogo
A ilha está localizada no centro da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, marca da divisa entre os Estados da Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina). Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, de aproximadamente 20 m de altura, onde está fixado um cruzeiro.
Ilha Culpe o Vento
A ilha é deserta e ideal para prática de camping selvagem. O acesso é feito pela rodovia BA 210, que liga Juazeiro a Curaçá, aproximadamente 15 Km até o local da travessia que é feitos por barcos localizados ás margens do Rio.
Ilha de Nossa Senhora
A 2 Km da sede, possui uma exuberante vegetação variada com predominância de mangueiras e cajueiros, área de praias de areias alvas e águas cristalinas. È uma das ilhas mais freqüentadas, devido à beleza das suas praias.
Cachoeira do Salitre
Localizada no Vale do Salitre, na Fazenda Félix, a 39 Km de Juazeiro, a cachoeira com salto de pouco mais de 2 m de altura é excelente para banho e muito apreciada pelas crianças da região, que se divertem nas águas do rio Salitre. O acesso é feito pela BA 210, sentido Sobradinho.
Cachoeira da Gameleira
Também formada pelo rio Salitre, a Cachoeira da Gameleira fica a 68 Km de Juazeiro, escondida entre a vegetação fechada da caatinga. Num cenário paradisíaco, a queda d água escorre entre um canyon, onde predomina um enorme gameleira, cuja as raízes se espalham formando sombra em parte da cachoeira. A profundidade do lago permite saltos do alto da cachoeira de aproximadamente 5 m.
Gruta do Convento
Situada a 100 Km de Juazeiro, é uma aventura imperdível para quem gosta de passeios ecológicos. Cortinas e torres são formadas pelas estalactites e estalagmites que dão forma a Gruta de 40 m de largura e 30 m de altura, composta ainda por dois lagos tornando o cenário mais belo. Para conhecer a Gruta é necessário um guia nativo
EVENTOS
Janeiro
01 - Festa de Bom Jesus dos Navegantes
Fevereiro
- Jua-Feste - Blocos de percurssão e trios elétricos
Abril
- Penitentes - As pessoas se dividem em: Penitentes que caminham fazendo orações pelas almas e chacoalhando um instrumento chamado Matraca; e Disciplinadores, que se martirizam com um chicote provido de uma lâmina na ponta, derramando sangue com o intuito de reduzir os seus pecados.
- Meia Maratona Tiradentes - corrida de 21 Km.
Junho
- Festa do Divino Espírito Santo
Setembro
- FENAGRI - Feira Nacional da Agricultura Irrigada
- Roda de São Gonçalo - Pagamento de promessas com dança diante de um altar com a imagem de São Gonçalo do Amarante, ao som da viola e do pandeiro.
08 - Festa de Nossa Senhora das Grotas - padroeira da Cidade, com procissão.
Outubro
04 - Festa de São Francisco de Assis
- Festa de Nossa Senhora do Rosário - Congos, com hasteamento da bandeira de Nossa Senhora e Missas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário