“No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da Vida”.
No próximo dia 4 de outubro é comemorado o aniversário do Rio São Francisco. Este ano, o Velho Chico completa 508 anos.
O maior problema que o São Francisco vive hoje é a diminuição da vazão de água. “Saíram agora estudos de climatologia dizendo que entre os rios do mundo, na América do Sul, o São Francisco foi o rio que mais perdeu água. Perdeu 35% de vazão nos últimos 50 anos. Se considerarmos as mudanças climáticas, ele pode perder ainda 25% da sua vazão nos próximos milênios”. A grande questão é ainda a quantidade da água. É um rio com todas as evidências de um quadro hídrico crítico.
Para marcar o momento de Celebração dos 508 anos do Rio, a Articulação Popular do São Francisco está realizando a “Semana do São Francisco” do dia 04 até o dia 10 de outubro.
Na Semana do Rio, irão acontecer vários eventos educativos, debates nas escolas, panfletagem e algumas outras ações sobre essas questões que dizem respeito ao rio em toda a bacia. Em Juazeiro a Semana do Rio será aberta com a exposição “Vidas Ribeirinhas”. A exposição, que ficará até o mês de dezembro no porão do museu, é composta por telas pintadas pelo artista plástico juazeirense Bebeto Assis e fotografias do Velho Chico, registradas pelo fotógrafo João Zinclar.
Outras atividades estarão sendo realizadas nas comunidades do campo e das cidades às margens da Bacia. No dia 7, haverá um debate sobre a Transposição do Velho Chico, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.
A Articulação Popular do São Francisco está trabalhando na mobilização das escolas das redes municipal e estadual para visitarem a exposição e participarem de rodas de diálogos sobre a atual situação do Rio São Francisco e a importância de preservá-lo.
Nos dias 9, 10 e 11 o Grupo Arte Livre de Curaçá irá apresentar peças teatrais sobre os impactos e as contradições da Transposição. O roteiro das apresentações é o seguinte: em Sobradinho, no dia 9; em Casa Nova e Juazeiro, no dia 10; e em Curaçá no dia 11.
Já entre os dias 8 e 10, acontecerá a VI Romaria das Águas de Sobradinho, com o tema “Das Águas do Velho Chico brotam vidas”. Serão realizados: seminário, debates, apresentações culturais, celebrações onde serão denunciadas as agressões ao Rio e ao seu povo principalmente através dos grandes Projetos do capital e anúncio das experiências de lutas e experiências em defesa da vida do rio e do seu povo.
Aproveitamos a oportunidade para convidar a todas as Paróquias e Pastorais da Diocese de Juazeiro para participar dos eventos que estão sendo programados para a Semana do Rio bem como discutir o tema nas atividades desenvolvidas pelas paróquias, pastorais e comunidades.
Contando com a participação de todos e todas, agradecemos,
Atenciosamente,
Marina da Rocha Braga
P/ Equipe da CPT Juazeiro e Projeto São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário