Um momento de crise e incerteza, como o que o mundo inteiro está vivendo, é marcado pelas dúvidas e inseguranças dos profissionais. Muitas delas são naturais e surgem em decorrência daquele momento real que o mercado está vivendo, mas interrogações que aparecem nesse momento são inseguranças que o profissional já tinha, seja em relação à sua performance, à sua carreira ou à empresa para a qual ele trabalha.
De acordo com a executiva Elaine Saad, country manager da Right Management, o papel do líder torna-se fundamental porque é ele que deve conduzir a sua equipe para fazer a transição por esse período de crise de maneira tranqüila. Além disso, embora a liderança num momento de crise seja bastante complexa, esse cenário também pode se apresentar como uma oportunidade do líder ser testado em uma das competências que mais exige habilidade de um profissional, que é administrar a motivação dos seus liderados. “Os líderes devem entender que têm a responsabilidade de lembrar a equipe que todo período de crise passa e ao passar é preciso sobreviver, continuar trabalhando, executando suas atividades para atingir metas, dando resultado e valor para as pessoas e para os clientes”, observa Elaine
Demonstrar firmeza e segurança naquilo que fala, nas suas ações e nas opções de caminho que a sua equipe possui. Não tratar todas as pessoas da mesma maneira. As pessoas vivenciam a crise de maneira diferente e é preciso entender a reação e as necessidades que as pessoas possuem nessa situação, cada uma a sua maneira, dando suporte e apoio de maneira diferenciada. Tratando uma equipe de forma coletiva, é possível resolver o problema de alguns, mas não de todos.
Tentar encontrar os melhores caminhos, especialmente de maneira prática, objetiva e realista, para levar a empresa ou o departamento à sobrevivência nesse momento.
Antecipar as conseqüências de um possível impacto para a sua empresa, mas sem tentar adivinhar. Ter um cenário completamente traçado pode cegar um líder para uma possível mudança de rota. “É muito importante que tenha um plano para os próximos meses, mas que seja flexível às adaptações e alterações do mercado”, alerta a executiva.
Estar atento ao momento significa poder fazer correções de rota muito rapidamente e é preciso ter uma equipe disponível e flexível para que qualquer mudança seja encarada de forma positiva e facilmente implementada. O líder deve verificar se possui pessoas preparadas para fazer essa adequação rápida, lembrando que nem sempre isso significa que é preciso ter na equipe os maiores talentos ou as pessoas com mais conhecimentos. “Nesse momento, algumas competências comportamentais, como motivação, humor e otimismo, podem ser mais importantes que habilidades técnicas e conhecimento já que essas características acabam contaminando os demais, movimentando a equipe para um caminho positivo”, observa Elaine Saad.
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